Cannes 2013: Assistimos Bling Ring, Jeune & Jolie, Fruitvale Station e ainda A Touch of Sin

17/05/2013 10:28

Quatro sessões bem distintas em plena quinta-feira aqui na 66ª edição do super cultuado Festival de Cannes e os filmes eram para todos os gostos. Dá só uma olhada no panorama que a gente fez!

 

Hoje foi dia de ver quatro filmes numa batida só e dá para dizer que foi punk. Isso porque não é simplesmente entrar numa sala e ficar lá esperando os filmes rolarem. Nada disso. Você tem que sair da sala, às vezes ir para outra, e existem as tais filas que não são pequenas. Se bem que o AdoroCinema está bem na fita (ou na fila) e tem uma credencial que dá uma força nessa hora. ;) 

Falando em hora, às 8:25 da matina, lá estávamos nós subindo as escadas do Grande Teatro Lumière para assistir Jeune & Jolie. Escrito e dirigido por François Ozon(em cartaz com Dentro de Casa no Brasil), o longa traz um assunto bastante conhecido e já abordado no cinema: a adolescência e suas descobertas. A diferença, talvez, esteja na maneira de mostrar as experiências sexuais da protagonista (a bela Marine Vacth), temperando as cenas calientes com uns clássicos dos anos 60, que ajudam a contar a história. Resultado? Ajudamos nos muitos aplausos que ele recebeu da plateia.

Aguardado pelos fãs da cineasta Sofia Coppola e também pela galera que curte o trabalho da atriz Emma Watson(foto), a segunda sessão do dia foi Bling RingAGangue de Hollywood, que abriu a Mostra Um Certo Olhar. Fazendo uso de uma linguagem atual, a cineasta trouxe uma obra correta, enxuta e com uma boa dose de sarcasmo pra cima do mundinho de certas personalidades. O tema, inclusive, é a fixação que elas causam nas pessoas, como esses jovens que viraram ladrões na vida real de tanto admirarem seus "ídolos". A recepção também foi boa e existem boas chances de isso se repetir nos cinemas.

Também exibido na mesma MostraFruitvale foi produzido pelo ator Forest Whitaker e dirigido pelo estreante Ryan Coogler. Baseado no triste episódio do assassinato do jovem Oscar Grant, ocorrido após uma confusão no Metrô de Los Angeles e em plena noite de ano novo, o longa arrancou aplausos entusiasmados da plateia. Além da boa interpretação de Michael B. Jordan, como protagonista, os créditos finais revelando o desfecho de toda a situação deu uma turbinada nos ânimos.
 


Último longa do dia, o chinês A Touch of Sin pegou muita gente de surpresa com suas cenas brutas, inclusive, envolvendo animais. Terceira indicação do diretor no evento, a trama mostra diferentes pessoas passando por situações limite que as levam a tomar medidas extremas, quase todas regadas a muita violência. 

Prejudicado pelo ritmo mais lento e pela longa duração (133 minutos), foi possível ver várias pessoas tirando um cochilo. Por outro lado, o impacto dessas imagens citadas parecem ter agradado uma parcela do público que aplaudiu. E teve cara de pau que mesmo dormindo durante boa parte da projeção se juntou a eles. Vai entender... Nós não fizemos isso. Nem dormimos e nem aplaudimos.