Curiosidades do filme Thor

17/08/2012 19:53

 

Quase foi parar na televisão:
O personagem quase foi parar na televisão em 2000, pois chegaram a imaginar um telefilme tendo Tyler Mane (Tróia) como protagonista.
 
Um filme e cinco diretores?:
Nos anos 1990, Sam Raimi queria rodar Thor logo após dirigir Darkman - Vingança Sem Rosto (1990). Mais tarde, foi contratado para rodar Homem-Aranha (2002) e suas duas sequências, também baseados nos super-heróis da Marvel.
 
Em dezembro de 2004, foi a vez de David S. Goyer (Alma Perdida) negociar para assumir a direção e o roteiro de Thor.
 
Já em 2005, surgiu o nome de Matthew Vaughn, que planejava o filme como o encontro de Gladiador (2000) com a mitologia nórdica. 
 
O roteirista Mark Protosevich (Eu Sou a Lenda) escreveu Thor como "a passagem do velho testamento nórdico para o novo testamento" em abril de 2006. Como existiam muitas cenas com efeitos especiais, o orçamento girava em torno dos US$ 300 milhões. Quando Matthew Vaughn aceitou dirigir o filme, modificou o roteiro para enxugá-lo e reduzir este valor para a metade.
 
Vaughn deixou o projeto em maio de 2008 para rodar Kick-Ass - Quebrando Tudo (2010).
 
 
Em setembro de 2008, D.J. Caruso (Controle Absoluto) esteve em negociações para assumir o posto de diretor.
 
Novo diretor era fã desde a infância:
Surpreendendo a mídia especializada, Kenneth Branagh assumiu a direção e se declarou um grande fã do personagem desde a infância.
 
Nada de alter ego:
Inicialmente, o alter ego de Thor, o dr. Donald Blake, estaria também presente no filme. Kevin McKidd (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) esteve cotado para interpretar o personagem.
 
Muitos nomes para um só personagem:
Diversos rumores colocaram Brad Pitt, Daniel Craig e Channing Tatum como possíveis intérpretes de Thor. Entretanto, apenas Charlie Hunnam, Tom Hiddleston, Alexander Skarsgard, Liam Hemsworth, Chris Hemsworth e Joel Kinnaman fizeram testes para o personagem. Chris Hemsworth foi o escolhido.
 
Malhação para "pegar o corpo" do papel:
Com o objetivo de ganhar massa muscular, Chris Hemsworth frequentou a academia sistematicamente por seis meses e ainda fez uma dieta baseada em ovos, frango, sanduíche, vegetais, arroz preto, carne e bebidas protéicas.
 
Uma ferramenta velha conhecida:
Hemsworth já tinha experiência prévia com um martelo, já que trabalhou como empreiteiro na Austrália por alguns anos.
 
Quem será o vilão?:
Os atores Jim Carrey e Josh Hartnett estiveram cotados para o personagem Loki, mas foi Tom Hiddleston, que havia feito teste para Thor, o escolhido.
 
Fonte de inspiração para o mal:
Hiddleston declarou que seu Loki foi inspirado no príncipe Edmund, de Rei Lear. Na peça escrita por Shakespeare, Edmund é um príncipe invejoso que engana o pai para que seu irmão seja exilado.
 
Dieta especial para "ficar" faminto:
Para se preparar para o papel, Tom Hiddleston fez uma rigorosa dieta antes e durante as filmagens. Sua intenção era que o personagem aparentasse estar faminto;
 
Reeditando uma antiga parceria:
Antes de Thor, Hiddleston já havia trabalhado com Kenneth Branagh em Conspiração (2001), na série de TV Wallander (2008) e na peça teatral Ivanov.
 
Não foi dessa vez:
Apesar de ter aparecido em filmes recentes com temas épicos, como Fúria de Titãs (2010) e Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo (2010), a atriz Gemma Arterton, embora tivesse o nome cotado, não foi escolhida para viver Jane Foster.
 
Super-herói com Shakespeare foi muito atrativo:
Escolhida para ser Jane Foster, a atriz Natalie Portman declarou que aceitou o papel "pela chance única de atuar em um filme de super-heróis dirigido por Kenneth Branagh".
 
De volta aos quadrinhos só que no cinema:
Esta é a segunda adaptação de quadrinhos estrelada por Natalie Portman. A anterior foi V de Vingança (2005).
 
Um personagem e três candidatas:
Jessica Biel e Diora Baird (Amigos, Amigos, Mulheres à Parte) estiveram cotadas para a personagem Sif, mas Jaimie Alexander acabou levando a melhor.
 
Um Sir tem o seu trono:
O ator Brian Blessed (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) chegou a ter seu nome cogitado para interpretar Odin, mas o personagem ficou com Anthony Hopkins.
 
Entra e sai para um personagem:
Zachary Levi, de Vovó... Zona 2 e protagonista da série Chuck, foi convidado para interpretar Fandral, mas acabou recusando por conflitos de agenda.
 
Com a desistência dele, surgiu o nome de Dominic Cooper para o papel, mas Fandral ficou mesmo foi com Stuart Townsend.
 
Ops! Problemas à vista:
Dias antes do início das filmagens Stuart Townsend brigou com os produtores e ficou fora do filme. Em seu lugar foi contratado Joshua Dallas (Abismo do Medo 2). 
 
Laboratório com revistas:
Na sua preparação para interpretar o guardião Heimdall, Idris Elba leu as revistas do Thor em que seu personagem participava.
 
Visual misturado de um personagem:
Os fãs mais atentos poderão notar que a armadura de Thor é uma mistura da versão clássica do personagem com a utilizada na série Ultimate Marvel.
 
Cidade nova para filme novo:
A produção chegou a contruir uma cidade inteira em Galisteo, no Novo México, para servir de locação para o filme.
 
Investimento na produção:
O orçamento foi estimado em US$ 150 milhões.
 
O criador no filme da criatura:
Stan Lee, criador do personagem Thor, aparece em uma pequena ponta. Ele interpreta um motorista de uma pick-up que tenta arrancar o martelo Mjolnir de uma cratera.
 
"Invasão" no filme de outro herói:
No final de Homem de Ferro 2 (2010), após os créditos, uma cena mostra o Mjolnir na mesma cratera no Novo México.
 
Não quero não, obrigado.:
O roteirista Walter Simonson, famoso pelas histórias de Thor, foi convidado para uma participação especial no filme, mas recusou a oferta.
 
Cena adicional:
Há uma cena após os créditos finais de Thor, fazendo uma ligação do filme com Os Vingadores (2012).
 
Aviso aos navegantes:
Nos créditos finais aparece ainda escrito "Thor will return in The Avengers", algo como "Thor retornará em Os Vingadores".